sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Religião: Curiosidades


Escutar conversas alheias é feio

A última mania dos Estados Unidos é escutarem as conversas dos outros: até já chegou ao Vaticano: A NSA espiou as comunicações telefónicas do Vaticano antes do conclave que elegeu o Papa Francisco.
Outra vítima da “cusquice” da NSA foi a chanceler alemã Ângela Merkel, cujo telemóvel aparece na lista de objectivos da NSA desde 2002, três anos antes de ganhar as eleições.

Referências:

- «EUA espiaram conversas no Vaticano antes da eleição do Papa Francisco», 2013-10-30 – Jornal de Notícias (disponível em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3505880»

- «NSA garante que Obama desconhecia escutas a Merkel», 27-10-2013 - Diário Digital com Lusa (disponível aqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=664771)


A contestação da ressurreição é mais antiga que Jesus

A contestação da ressurreição da carne, a qual não se cinge á ressurreição de Jesus (de acordo com a fé cristã, todos hão-de ressuscitar) começou na antiguidade, sendo Platão (Atenas, 348/347 a.C.) um exemplo. Esta contestação continuou com os gnósticos, incluindo os Cátaros (politeístas dualistas que se basearam na tradição judaico-cristã), até cegar aos dias de hoje com os contestatários racionalistas, materialistas, panteístas e provavelmente deístas. 

Referências

- Maas, A. (1911). «General Resurrection», The Catholic Encyclopedia. New York: Robert Appleton Company. Retrieved November 1, 2013 (New Advent: http://www.newadvent.org/cathen/12792a.htm)

- Weber, N. (1908). «Cathari» The Catholic Encyclopedia. New York: Robert Appleton Company. Retrieved November 1, 2013 (New Advent: http://www.newadvent.org/cathen/03435a.htm)


Wicca: religião nova ou antiga?

Depende do ponto de vista.
A religião Wicca é caracterizada como uma religião neo-pagã, pois existe uma tentativa de reconstruir as antigas tradições pagãs. Aqui estão os vários pontos de vista em relação aos deuses abrangidos pelos que se identificam com esta religião, cujo factor comum é a integração dos conceitos de masculino e feminino como sendo centrais para a sua vivência:

- Politeísmo (apenas duas divindades): Adoração da Deusa (“Senhora”) e do seu companheiro (“Senhor”) (*a)

- Politeísmo (mais do que dois deuses): Adoração de muitos deuses antigos (também com sexo definido): Aphrodite, Artemis, Briget, Diana, Dionysius, Fergus, Hecate, Isis, Pan, Thor, entre outros (que por vezes são considerados aspectos do Deus e da Deusa) (*b)

- Ateísmo: Alguns Wiccans vêem Deus e a Deusa como símbolos e não como entidades vivas sobrenaturais, pelo que podem ser considerados ateus.

- Panteísmo: A natureza é digna de veneração (como uma entidade divina). A designação “Deusa” por vezes pode referir-se á “beleza da Terra” e à “lua branca”, o que aponta para a ideia de que, por alguns, esta não é vista como uma entidade separada da natureza.  


Os wiccans não adoptam nenhum mito da criação em particular, pelo que é possível que todos os pontos de vista sejam compatíveis com a teoria da evolução e outras teorias científicas e hipóteses sobre as origens.
Outros pontos importantes para os wiccans:

- O feminino é pelo menos tão importante como o masculino

- A importância da preservação da natureza

- Moral individualista

- Atitudes positivas relativamente á sexualidade

- A passagem das estações


Esta religião não aparece discriminada no gráfico relativo às preferências religiosas a nível mundial, provavelmente porque tem poucos adeptos a nível global (apesar de estar em crescimento nos E.U.A.), para além de que os Wiccans gostam de manter a sua religião em privado. No entanto, os seus seguidores podem estar incluídos no sector “outras religiões” ou até mesmo nos “não-religiosos”, uma vez que os wiccan são normalmente discretos.
Mais informações sobre esta religião podem ser encontradas aqui: http://www.thewiccanway.org/index.html

*Notas.
a.) Pode-se considerar ainda o monoteísmo, no entanto não considero a distinção relevante porque na prática continua a existir uma dualidade sexual - uma “parte” feminina e uma “parte” masculina, ainda que possam ser considerados “aspectos de um só” e a interpretação pode ser também a união sexual e não um deus único.

b.) As palavras “Deus” e “Deusa” estão escritas com iniciais maiúsculas, apenas por ser prático para os distinguir, como se fossem os seus nomes, visto que não tenho alternativas úteis e não por ter mais respeito pela crença em deuses dos seguidores desta religião do que pela crença no deus judaico-cristão.

Referências:

- Robinson, B. A., «Wicca: An Introduction», 31/01/2012 (disponível aqui: http://www.religioustolerance.org/wic_intr.htm)

- «The Global Religious Landscape», DECEMBER 18, 2012 – PewReasearch (disponível aqui: http://www.iup.edu/page.aspx?id=11805)

- «What is Wicca?» (disponível aqui: http://www.thewiccanway.org/What.html)

- «The Book of Shadows - Charge of the Goddess» (disponível aqui: http://www.thewiccanway.org/chargeofgoddess.html

Sem comentários:

Enviar um comentário