terça-feira, 11 de novembro de 2014

Legionella em Portugal

A bactéria Legionella pneumophila é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave. A infeção transmite-se por via respiratória, através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.
Mortes por Legionela em Portugal:
«Um dos doentes infetados com Legionella morreu hoje no hospital de Vila Franca de Xira, confirmou à Lusa uma fonte oficial do hospital. O número de pessoas contaminadas subiu para 66.
O director clínico do hospital de Vila Franca de Xira, Carlos Rabaçal, confirmou esta manhã a morte de uma das pessoas infectadas, um homem de 59 anos.
“O doente que faleceu já tinha morbilidades associadas, doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crónica, era fumador e tinha uma pneumonia, ou seja, já tinha uma doença do foro pneumológico, o que fez com que o quadro clínico fosse mais complicado”, detalhou o responsável clínico.
Dos 66 doentes infectados, 50 estão no hospital Reynaldo dos Santos, de Vila Franca de Xira, e os restantes 16 em vários hospitais de Lisboa, disse à Lusa uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa.
Os responsáveis de Saúde estão reunidos para analisar a situação, devendo ser transmitida uma posição oficial sobre este tema por volta da hora de almoço, sendo possível a convocação de uma conferência de imprensa ou a emissão de um comunicado.
«Os casos são todos oriundos de Vila Franca», sublinhou esta fonte oficial, afastando assim a hipótese de contaminação múltipla em vários pontos da zona da Grande Lisboa.»
Mais uma vez: transmite-se por via aérea. Não espirrem para cima uns dos outros e protejam os outros e as superfícies dos vossos espirros. Lavem as mãos.  

E lembrem-se de que quanto mais se reproduz mais provável é que evolua resistência ou até novas formas de transmissão. Portanto, não espalhem as vossas bactérias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário