terça-feira, 28 de outubro de 2014

Objectificação da mulher, machismo e achismos

Como mulher já me senti objectificada várias vezes. Quando alguém me diz que sou bonita, mas que não vou "a lado nenhum" por causa da minha atitude (sim, já me disseram isto através de comentários na internet), eu sinto-me objectificada. Mais uma carinha bonita - e, provavelmente, mais um bom par de mamas. Será que isso me faz sentir extremamente desconfortável (emocionalmente)? Nem por isso. Mas não acho que me esteja a ser dado o devido valor - além de "bonita", sou inteligente (o suficiente para ser a melhor da turma no secundário com muito pouco esforço e ser bem sucedida na universidade também com relativamente pouco esforço), sou culta, eficiente quando me empenho, educada... e quanto às minhas atitudes momentâneas ao trocar mensagens online, é bastante precipitado julgar-me por isso. Sim, não é "destrutivo", mas não é agradável. Pelo que já li sobre o assunto, se se encara todos os outros seres humanos como objectos, é-se um narcisista ou um psicopata, mas se isso é reservado apenas para as mulheres, é-se apenas machista - será que machismo é apenas "psicopatia" selectiva? Ou será que ter tendências psicopáticas está de algum modo relacionado? 
Esta faceta do machismo não é, no entanto, das mais prejudiciais. Imaginem uma mulher que espera submissão e obediência inconsequente de qualquer mulher cristã (sim, leram bem, era uma mulher) baseando-se numa qualquer passagem bíblica (1). Isto é provavelmente resultado de uma lavagem cerebral ou de um qualquer transtorno mental, pois é pouco provável que uma mulher pós-moderna e saudável (ou pelo menos dentro daquilo que se deve esperar relativamente à cultura do país/região onde cresceu - e os E.U.A. são uma democracia, um país livre) pense tão mal de si mesma e do seu próprio género/sexo. Esta mulher pode "contaminar" outras com os seus "vírus mentais" e propagar a tendência para ser co-dependente e até maltratada - convencer mulheres da mesma religião não há-de ser difícil, uma vez que já têm predisposição para crer com poucas reservas na Bíblia e na palavra dos outros, seja o catequista, o padre, etc. Isso combinado com uma figura paterna controladora e abusiva e/ou uma figura materna submissa, é um campo bastante fértil. Esta situação faz-me lembrar algo que li há uns tempos (no blog do criacionista Francisco Tourinho): 
«“As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.” Efésios 5:22-23
Ao ver esse texto, qualquer mulher, mesmo cristã, se remexe em sua cadeira, pois no mínimo soa mal aos ouvidos. Isso acontece porque estamos acostumados com o conceito mundano de submissão , ou seja, rapidamente nos vem a figura de escravidão em nossas cabeças, bem como o conceito de sub-julgar e não de submissão em amor. O que nós esquecemos é da continuação do texto “como Cristo é chefe da Igreja” e depois diz que os“maridos devem amar suas esposas, a ponto de DAR SUA VIDA por ela”. Qual mulher não queria ter um marido assim? Um marido sábio, assim como Jesus, e que a ama tanto a ponto de dar a sua vida pela esposa? Então mulher e homem, lembrem-se sempre do conceito bíblico de submissão, submissão não pela força, mas pelo AMOR!» (*a) - Quase o consigo ouvir gritar... 
"Submissão por amor" é bastante vago. E esta interpretação é baseada em quê? Achismos, claro. Nada mais que isso e uma bela campanha de marketing pelas alminhas. Bem podem continuar, mas o que está lá, está lá. Sim, é apenas uma relíquia cultural, mas não se pode chegar ali e inventar uma interpretação mais bonita só porque sim. Mas que mais posso esperar de um criacionista que está convicto de que não é criacionista, que me acusa de mentir e a seguir mente descaradamente, que pensa que é o máximo, mas dá a entender que eu (e uma data de ateus desconhecidos - ???) é que sou narcisista? (*b)

* Notas: 
b. Tudo isso pode ser confirmado aqui e aqui. - sim, nos dois textos (imagine-se a carga de spam!). 
c. Estava incrivelmente aborrecida e resolvi picar o criacionista (http://questoesultimas.blogspot.pt/2013/02/seria-biblia-um-livro-machista.html

Ref.:

1. "Housewives of God", MOLLY WORTHEN November 12, 2010. New York Times (http://www.nytimes.com/2010/11/14/magazine/14evangelicals-t.html?pagewanted=all&_r=0)

Sem comentários:

Enviar um comentário