quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Sobre as Perturbações de Personalidade classe B e défices de empatia observados na literatura

 

Perturbação de Personalidade Antissocial e Narcísica - amígdala e outras regiões associadas com a empatia e regulação emocional hipoativas; ínsula hiperactiva, normalmente associada com a angústia pessoal, dirige a reação e a ação para o “self”. A pesquisa com questionários sugere défices na empatia compassiva e de empatia cognitiva para ambas as perturbações. Um caso grave da PP anti-social é a psicopatia, a qual também tem défice no sentimento de angústia pessoal. Para pacientes anti-sociais/psicopatas o défice é maior na empatia emocional (empatia compassiva + angústia pessoal) do que na cognitiva. Volume da amígdala diminuído em ambos os grupos de pacientes.

Conclusão: Défice de empatia cognitiva e emocional

Perturbação de Personalidade Borderline – população heterogénea com:

1.       Amígdala hiperativa

2.       Amígdala de funcionamento normal

3.       Possibilidade de amígdala hipoativa;

ínsula hiperativa, normalmente associada com a angústia pessoal, dirige a reação e a ação para o “self”. Outras regiões do cérebro associadas com o processamento das funções empáticas a nível cognitivo encontram-se hipoativas durante os estudos. A pesquisa com questionários sugere normal a deficiente empatia compassiva, elevado nível de angústia pessoal e défice de empatia cognitiva. De um modo geral, a nível de observação comportamental, tendem a ser pessoas egoístas e auto-centradas. Volume da amígdala diminuído.

Conclusão: Défice de empatia cognitiva e emocional

Perturbação de Personalidade Histriónica – Há estudos que sugerem défice de empatia (através por exemplo do défice no reconhecimento das emoções), mas falta literatura científica nesse aspeto.

Conclusão: Possível défice de empatia.

Nota: O nível de angústia pessoal pode denotar apenas mais tendência para a ansiedade e sentimentos de angústia de um modo geral e não significar nada em termos de empatia.

Link para uma pasta com a bibliografia consultada: https://drive.google.com/drive/folders/1bXzGV2N5jWsCKak9fGUj7cLr22hgMvg6?usp=drive_link 


Sem comentários:

Enviar um comentário