sexta-feira, 6 de março de 2015

Por que os adolescentes são mais impulsivos?

Há uns dias deparei-me com isto no tumblr

Nova pesquisa mostra que nos cérebros dos adolescentes os sinais viajam lentamente quando eles precisam para tomar decisões. A neurocientista Frances Jensen explica:
" Temos um isolamento natural ... chamado mielina ", diz ela. "É uma gordura, e isso leva tempo. As células têm de construir mielina, e expandi-la em torno do lado de fora destas faixas, e isso leva anos. "
Este processo de isolamento (mielinização) começa na parte de trás do cérebro para a frente. Os cérebros não estão totalmente maduros até que as pessoas atingem o começo da década dos 20 anos, ou possivelmente o final dessa mesma década e talvez até mais além, diz Jensen.
"O último lugar a ser ligado - para ser totalmente mielinizado - é a frente de seu cérebro", diz Jensen. "E o que está na frente? O seu córtex pré-frontal e seu córtex frontal. Estas são áreas onde temos introspecção, empatia, funções executivas, como controle de impulsos e comportamentos de risco.

Interessante como se aplica a mim. Eu era impulsiva, pouco empática, corria riscos, (mais do que os outros) e tudo isso. Agora, bem, ainda sou um pouco de tudo isso, mas tenho notado que estou diferente. 
Lembrei-me ainda de ter lido, isto a propósito do controlo do impulso, que os psicopatas “amaciam”com a idade e pergunto-me se não estará relacionado com este desenvolvimento tardio do cérebro (que neles até pode ser mais lento). Faz sentido, visto que eles têm défice de empatia, são muito impulsivos e pouco introspectivos. Dá a ideia de que o cérebro não maturou ao ritmo normal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário