sábado, 19 de outubro de 2013

Rótulos: deixem as crianças crescer e escolher por elas próprias

Uma pessoa adulta escolhe uma religião de acordo com as suas crenças, provenientes da sua avaliação das várias hipóteses que lhe são apresentadas relativamente ao que os rodeia. Uma criança não tem capacidade de avaliar essas hipóteses. As pessoas adultas podem escolher a hipótese da ressurreição de Jesus, podem acreditar em deus, etc. Isto tudo são exemplos de avaliações incorrectas das hipóteses propostas, mas não indica necessariamente um limite devido ao seu estádio de desenvolvimento intelectual, como no caso das crianças, que torna improvável que uma criança faça uma avaliação correcta das hipóteses que lhe são apresentadas, devido ao facto das crianças terem dificuldade em entender e assimilar certos conceitos, como a selecção natural, as mutações e até mesmo a ressurreição e esse tipo de coisas. Até mesmo o conceito de “fé” ou “evidência” pode ser difícil para uma criança. É claro que á medida que a idade vai avançando uma criança vai começando a superar esse tipo de dificuldades a aprender conceitos-base como “evidência histórica”, “fé” (crença sem evidências), etc. Uma criança entre os 11 e os 12 anos está mais ou menos pronta para começar a analisar certas opções, como “acreditar porque a, b ou c confirmam a hipótese” ou “não acreditar porque a, b ou c não confirmam a hipótese”. Por exemplo, com essa idade eu escolhi a hipótese “deus não ouve orações” porque “ninguém respondia nem fazia nada”. Escolhi o “lado” do meu professor de história relativamente á ressurreição de Jesus (“ninguém ressuscitou”) e não o da minha melhor amiga porque ela não tinha evidências disso, sendo algo em que as pessoas acreditavam por fé.

É com a capacidade de apreender certos conceitos que uma criança vai começando a pensar por si própria e a acreditar ou não em certas coisas. Portanto deixem as crianças crescer para poderem escolher a sua religião ou não escolher nenhuma. Não lhes atribuam rótulos que não fazem sentido. 



Ref.:

- Hey, preacher – leave those kids alone, Ariane Sherine, 18 November 2009 – The Guardian (disponível aqui: http://www.theguardian.com/commentisfree/belief/2009/nov/18/atheist-bus-campaign) (Imagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário