terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ciência e religião: O que dizem as estatísticas?


Neste texto vou abordar as estatísticas que têm sido realizadas relativamente ao tópico "Ciência vs Religião".

Uma pesquisa encomendada pelo grupo BioLogos nos Estados Unidos mostrou que 19 por cento dos pastores evangélicos expressa a crença de que a Terra tem menos de 10.000 anos de idade e que deus criou a vida como é actualmente em seis dias de 24 horas. Trinta e cinco por cento disseram que, enquanto acreditam que deus criou a vida como é actualmente em seis dias de 24 horas, não acreditam totalmente numa Terra jovem. Existe também uma discordância sobre o surgimento da vida. Apesar de muitos pastores defenderem a ideia de que a vida foi criada por deus já como se encontra actualmente, outros defendem a ideia de uma “criação progressiva”, ou de que Deus teria usado os processos de selecção natural para que a vida chegasse ao seu estado actual. 7% estão convictos de que o processo de criação foi progressivo, isto é, eram criacionistas progressivos e 3% aceitavam a evolução, enquanto que dos restantes 23% que se mostraram indecisos, 15% estavam inclinados para aceitar a evolução e 8% o criacionismo progressivo. Resumindo: 61% dos pastores evangélicos são criacionistas.

Nos estados unidos de um modo geral mais de 46% da população acredita no criacionismo da Terra jovem, 38% está dividida entre o evolucionismo teísta e o criacionismo progressivo e apenas 15% deixou deus de fora, ou seja, mais de 46% da população é constituída por criacionistas cientificamente iletrados.  

Relativamente à população conforme as diferentes religiões cristãs, o seguinte gráfico ilustra a situação:





Resumindo: 25% dos evangélicos na totalidade aceitam a evolução e 23% estão divididos entre o evolucionismo teísta e o criacionismo progressivo, com 43% de criacionistas da Terra jovem. Em contraste, 40% dos católicos (quase o dobro) aceita a evolução. Outros 25% estão divididos entre o evolucionismo teísta e o criacionismo progressivo. Reparem que nos Estados Unidos a maioria dos cristãos evangélicos pertence á categoria “Evangelical protestant” e que os fiéis destas Igrejas têm maior probabilidade de serem criacionistas do que os das restantes. É ainda de notar que a probabilidade de ser criacionista da Terra jovem e de não aceitar a evolução aumenta conforme aumenta a regularidade da comparência em serviços religiosos, com 49% de criacionistas da Terra Jovem entre os que se podem considerar praticantes assíduos.

Em contraste, uma esmagadora maioria dos cientistas acredita na evolução (estatísticas apontam para mais de 99% dos cientistas das áreas das ciências da vida e das ciências geológicas e 95% dos cientistas de todas as áreas (até engenheiros).

As estatísticas apontam para que cerca de 90% dos americanos de um modo geral acreditem em deus. Em contraste, estas apontam para que pelo menos 64% dos cientistas de elite sejam ateus ou agnósticos – pelo menos porque os restantes 36% podem incluir panteístas, os quais também não acreditam em deus e deístas, que normalmente na prática são ateus e não acreditam num deus pessoal ou mesmo Budistas ou Taoistas, os quais não seguem religiões teístas. Apesar de todos estes grupos não acreditarem num deus pessoal, as pessoas podem não desejar identificar-se com o ateísmo nem com o agnosticismo.   

A grande disparidade entre a religiosidade do público em geral e da comunidade científica, acompanhada por todas as outras estatísticas indica-nos que existe alguma incompatibilidade entre ciência e religião. E observando como uma funciona e como a outra funciona podemos dizer que sim: a religião parte de pressupostos não demonstrados, enquanto que a ciência procura fazer afirmações apenas com base no que foi demonstrado pelas evidências, além de que todo o conhecimento que tem sido adquirido pelo método científico é contrário ao que afirmam os dogmas religiosos.

Referências:

-          «Poll: Many Protestant Pastors Lean Toward Young Earth Creation», Stoyan Zaimov (disponível aqui: http://www.christianpost.com/news/poll-many-protestant-pastors-lean-toward-young-earth-creation-95751/)

-           «In U.S., 46% Hold Creationist View of Human Origins», Frank Newport (disponível aqui: http://www.gallup.com/poll/155003/Hold-Creationist-View-Human-Origins.aspx

-          SCIENCE, RELIGION, AND SOCIETY: THE PROBLEM OF EVOLUTION IN AMERICA, Jerry A. Coyne, Evolution - Volume 66, Issue 8, pages 2654–2663, August 2012 (disponível aqui: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1558-5646.2012.01664.x/full#b12)

- «Claim CA111» - Index to Creationist Claims, Mark Isaak, (disponível aqui: http://www.talkorigins.org/indexcc/CA/CA111.html)

    - Gráfico: via “Why Evolution is True

Sem comentários:

Enviar um comentário