segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Panteísmo e politeísmo

Para um panteísta o universo é deus. A palavra “deus” aqui é empregue de forma diferente do que nas religiões teístas – em sentido figurado, como empregue pelo físico Albert Einstein. De acordo com o panteísmo, o universo deve ser venerado como um deus e o ser humano deve estar em harmonia com este.
O politeísmo é o termo que designa a crença em vários deuses - que podem ser entidades reais ou arquétipos, podendo existir aquilo a que se chama politeísmo panteísta ou panteísmo politeísta.
Um exemplo de uma religião com algumas características panteístas é o Taoismo chinês (que influenciou o budismo na Coreia, Vietname e Japão) que enfatiza a vida em harmonia com o Tao.
O tao não transcende o mundo; o tao é a totalidade da espontaneidade ou "naturalidade" de todas as coisas. Cada coisa é simplesmente o que é e faz. Por isso, o tao não faz nada; não precisa de o fazer para que tudo o que deve ser feito seja feito. Mas, ao mesmo tempo, tudo que cada coisa é e faz espontaneamente é o tao (a.). De resto o taoismo tem a ver com "fazer grandes coisas através de meios pequenos", ou seja conseguir coisas com a acção mínima, tem a ver com o modo como as pessoas vivem a sua vida.
Pode-se dizer que o panteísmo é uma visão ateísta do que nos rodeia acompanhada de uma necessidade de venerar o universo em que vivemos, pois um panteísta não acredita num deus pessoal e sobrenatural. (b.) 
Não sendo religiosa, acho interessante explorar os vários tipos de religiões e posições relativamente á religião e ver no que diferem e no que coincidem. Um pouco de cultura só faz é bem.


*Nota: 
a.)Curiosidade sobre o taoismo: O Tao Te Ching traduzido como O Livro do Caminho e da Virtude, é uma das mais conhecidas e importantes obras da literatura da China. Foi escrito entre 350 e 250 a.C. . A sua autoria é, tradicionalmente, atribuída a Lao Tzi ("Velho Mestre"), porém a maioria dos estudiosos actuais acredita que a obra é, na verdade, uma reunião de provérbios pertencentes a uma tradição oral colectiva. 
b.) Panteísmo naturalista (ver última referência). 

Sites consultados:




- “Os cinco pilares do Panteísmo”, Instituição Universo Panteísta (disponível em: http://iup.org.br/artigos/2264/

- "The Pantheist Credo". World Pantheist Movement. (disponível em: http://www.pantheism.net/manifest.htm)  

Sem comentários:

Enviar um comentário