segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Serotonina & Dopamina...

... os melhores amigos do Homem. 



O cérebro, com todas as suas reacções químicas produz a mente, incluindo todas as emoções humanas - amor, felicidade, tristeza... Quando os valores de serotonina baixam muito ficamos deprimidos. Não tem nada a ver com almas, é apenas química. Por essas e por outras, não existe hoje em dia psicólogo que não tenha que saber as bases biológicas da mente, como se vê pelos programas das universidades. 


[Eu tive uma conversa com o Francisco Tourinho anteontem sobre o dualismo vs materialismo/naturalismo. Uma análise das evidências ainda que superficial (como podemos perder até a capacidade de imaginar uma cor, como partes específicas do cérebro têm funções específicas que ficam afectadas, o que levanta várias questões que ficaram sem resposta, como nada no nosso cérebro é fundamentalmente diferente do funcionamento dos nossos outros órgãos e já agora dos órgãos dos restantes mamíferos) mais uns pozinhos de parcimónia à mistura e o dualismo não tem pernas para andar: https://www.facebook.com/maria.teodosio.10/posts/439299822894722?pnref=story]


1 comentário:

  1. Dizem os que acreditam na alma que esta é imaterial e portanto não detectável. Mas, se essa alma tivesse alguma interacção com o corpo, como pretendem os que acreditam nela, deveria deixar nesse corpo um rastro dessa interacção, que deveria ser detectável. Como isso não acontece, podemos deduzir que a alma, tal como a definem os que nela acreditam, não existe (ou existe mas não interage com o corpo, o que é a mesma coisa).

    ResponderEliminar