sábado, 7 de fevereiro de 2015

Esclarecimento:

Para quem já me conhece (online) há algum tempo, eu já não sou a favor do aborto em si (excepto em casos excepcionais), tendo neste momento uma posição neutra (já não é algo em que eu queira pensar muito), mas sendo a favor da sua legalização por motivos diferentes (de saúde pública e práticos). 
Francisco Tourinho deu a entender que eu era hipócrita em resposta a uma ligação que eu partilhei sobre a ICAR, o aborto e a pena de morte. Quanto à pena de morte, eu acho que há bons argumentos contra e a favor (por exemplo, a favor, temos o argumento de que custa menos ao estado do que a prisão perpétua). No entanto, acho inconsistente/incoerente condenar alguém à morte porque matou outro ser humano (estão a condenar exactamente o mesmo que estão a fazer).

3 comentários:

  1. Em teoria a pena de morte custa menos ao estado que a prisão perpétua (que nem existe em Portugal). Na prática não fica necessariamente mais barato. Nos EUA, para onde já vi análises dessa questão, a pena de morte fica muito mais cara. Certa de 1 milhão de dólares por execução. Porque para evitar executar inocentes foi dado aos condenados à morte o direito a muito mais apelos que os outros, e ficam anos, por vezes décadas, na prisão até os esgotar.

    Claro que se podia implementar a pena de morte sem nada disso. Até podia ser com julgamento sumário e pelotão de fuzilamento à espera nas traseiras do tribunal. Mas mesmo com o sistema americano por vezes ainda executam alguém que mais tarde se descobre que era inocente. Imagina se assim não fosse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me apercebi que podia custar tanto dinheiro... Se assim é, bem, menos um bom argumento a favor.

      Eliminar
  2. O argumento do Nelson Cruz não serve: por mais décadas que os condenados à morte fiquem na prisão, ficarão sempre menos tempo do que se tivessem sido condenados a prisão perpétua. As análises que vi sobre os USA indicam que são os casos para os quais é requerida a pena de morte que são muito mais caros que os outros, independentemente de o réu vir a ser condenado ou não.

    Para mim o argumento contra a pena de morte é mesmo a incerteza que leva a que haja inocentes que sejam executados. Um dos melhores argumentos a favor é que os criminosos executados nunca reincidem. Mesmo assim sou contra a pena de morte.

    ResponderEliminar