sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Religião, transtornos de personalidade (e o seu valor adaptativo)

Como referi anteriormente, os transtornos de personalidade podem ter valor adaptativo (até mesmo valor selectivo). Ainda assim, são considerados desvios do que era de esperar perante determinada proveniência socio-cultural (ex: Portugal ou China) e pela confusão que geram, que muitas vezes acaba por os afectar também negativamente, são considerados transtornos, portanto, patologias.
Hoje deparei-me com um estudo sobre correlações da psicopatia com elementos do dia-a-dia, tais como política e religião. Em termos de política tendem a ser conservadores e em termos de religião, tendem a não acreditar em deus (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=belief+in+god+psychopathy). E porque será? Não, não é porque são imorais e por isso não querem seguir uma religião ou um deus. Nada disso. A psicopatia (primária) tem sido associada com reacções de medo e ansiedade diminuídas, pelo que é possível que seja a falta de medo da morte ou da desgraça que os faça não se irem esconder atrás das saias dos padres ou rastejar aos pés de um altar poeirento – e é claro que isso não é preciso para se ser ateu, nem há nada que indique que a maioria dos ateus são psicopatas. Então, com o discernimento menos toldado pelas emoções (uma das características mais adaptativas do psicopata), e muitas vezes com uma boa educação académica, o que leva um psicopata nessas condições a tornar-se religioso? Simples: razões de índole prática. Se isso o ajudar a integrar-se, ou seja, a passar despercebido, ou se achar que não perde nada em viver como se acreditasse, acreditando que é possível existir deus ou uma vida para além da morte (teísmo agnóstico) – possível é, só não há evidências de que exista e é pouco provável dadas as observações. Para o narcisista * é algo de semelhante, mas com a nuance de que o narcisista com o seu problema com o processo de valorização/desvalorização, pode crer em deus e seguir uma religião (sobretudo por motivos semelhantes ao do psicopata, pois também eles são emocionalmente superficiais e pouco introspectivos) e com o tempo desvalorizará o conceito de deus (cristão ou outro) e deixará de querer seguir essa religião.


*Nota: Curiosidade: Celebridades são realmente mais narcisistas do que a população em geral (http://www.prnewswire.com/news-releases/usc-study-celebrities-really-are-more-narcissistic-than-the-general-public-55788882.html).


1 comentário:

  1. E depois os "progreçistas" gastam literalmente bilhões de dólares em tablets e outros equipamentos eletrônicos, mas depois ficam estarrecidos sobre o fato das notas nas escolas não terem aumentado nem um pouco: http://blogdomrx.blogspot.com.br/2011/09/nao-tem-solucao-magica.html

    ResponderEliminar