sábado, 1 de novembro de 2014

Empatia cognitiva condiciona a empatia emocional?

Numa palavra: sim. Podemos observar que na maioria dos casos, pessoas com síndrome de Asperger têm défice de empatia cognitiva e empatia afectiva normal (embora haja pelo menos um estudo que identificou défice de empatia afectiva em pacientes com síndrome de Asperger), enquanto que os psicopatas têm défice na empatia afectiva e empatia cognitiva quase normal (ver textos anteriores sobre o assunto). O que não implica que pessoas com síndrome de Asperger não tenham uma reacção emocional desadequada (ou mesmo nenhuma). Isto, porque eles não percebem logo que a outra pessoa se sente mal ou que magoaram alguém. Tendem também a ser egocêntricos, por isso as necessidades dos outros podem passar-lhes ao lado. Sim, o mecanismo não é o mesmo que nos psicopatas, narcisistas e afins, mas o défice de empatia cognitiva acaba por condicionar a resposta afectiva se o estado emocional dos outros não for compreendido. Por vezes, eles podem ser tidos como insensíveis e até confundidos com psicopatas. Exemplos incluem: o Sherlock Holmes da BBC (possivelmente) *, a Dr.ª Temperance Brennan da série "Ossos" ("Bones") e o Dr. Sheldon Cooper da "Teoria do Big Bang" (porque será que são sempre os cientistas?). É de notar ainda que é possível que este transtorno do espectro autista co-ocorra com doenças mentais, incluindo transtornos de personalidade (por ex. o Sheldon seria provavelmente diagnosticado com síndrome de Asperger e transtorno de personalidade narcisista).     





A nível evolutivo, pergunto-me se haverá alguma vantagem em ser portador dos genes responsáveis por este transtorno. Provavelmente, sim. Em certas ocasiões, talvez eles não deixem a carga emocional dos outros interferir com algumas decisões que para outros seriam difíceis. E são muito sabedores em relação a temas que lhes interessam. Isso pode tornar um indivíduo com SA num sucesso na sua área, fazendo-o ganhar dinheiro, fama... o que aumenta as probabilidades de reprodução.  
Curiosa sobre se sou uma provável candidata ao diagnóstico de síndrome de Asperger, fiz o teste aqui: http://psychcentral.com/quizzes/autism.htm (deu negativo - tive um total de 14 pontos quando precisava de 30 no mínimo para ser uma boa candidata). 

* Nota: aceder: http://globalcomment.com/bbcs-sherlock-asperger%E2%80%99s-syndrome-and-sociopathy/# 

Sem comentários:

Enviar um comentário