segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O cristianismo combate tendências criminosas: mito ou facto?

O criminologista Byron R. Johnson, no seu mais recente livro More God, Less Crime: Why Faith Matters and How It Could Matter More (Templeton Press) documenta os resultados de uma série de estudos sobre a influência da religião sobre a criminalidade, estudos esses que parecem apoiar os seus benefícios na redução da mesma. Mas (há sempre um "mas" quando se trata de religião)...Primeiro, é de notar que a religião pode ser eficaz em combater o crime, mas não é absolutamente necessária para tal. Nem, provavelmente, o cristianismo especificamente. Por exemplo a religião "nação do islão" ("nation of islam" uma facção muito específica do islão) é pacifista, sendo uma dessas razões pelas quais atrai pessoas que antes não eram particularmente religiosas (http://www.nme.com/news/snoop-dogg/43135). E há ainda o movimento rastafári (http://atheism.about.com/library/glossary/general/bldef_rastafarians.htm) e o Budismo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi), uma religião não-teísta - sim, sim, eu sei que já houve budistas a fazerem explodir coisas, mas também já houve católicos a queimarem pessoas vivas. Gostaria de ver isto confirmado, mas a natureza destas religiões, como entendida pelos seus praticantes, é já bastante sugestiva. 
Mais ainda, esta frase do autor intriga-me - "A minha avó diria que este livro não me diz nada que eu já não sabia." Será que o autor devido às suas fortes raízes cristã é tendencioso, isto é, está a mostrar apenas um lado da história, ou seja, apenas estudos que confirmam o seu ponto de vista e não os que falham em demonstrá-lo ou que o contradizem? Dá para suspeitar. 
Será que é a crença em deuses, em espíritos ou na reencarnação que faz com que as pessoas tenham menos tendências criminais ou é o apelo ao "amor ao próximo" ou o sentido de comunidade, que pode ajudar no desenvolvimento emocional e social? As duas últimas fariam sentido. 
Este texto não respondeu à questão do seu título, no entanto, levantar as hipóteses certas é fundamental no processo de adquirir conhecimento - no processo científico. 

Referência: 
Is God an Effective Crime Fighter?, Rod Dreher. Templeton Report, 29 de Junho, 2011 (http://www.templeton.org/templeton_report/20110629/index.html) - Via "Darwinismo" (sim, onde se lê algo parecido com um elogio à religião, o Mats mete a colher). 

Sem comentários:

Enviar um comentário