terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Textos actualizados


Como já é sabido, o blog está encerrado, ou seja, não vou escrever mais textos. No entanto, os seguintes textos foram actualizados:


- «Tretas dos cristãos (parte III)» (http://allthatmattersmaddy32b.blogspot.com/2013/11/tretas-dos-cristaos-parte-iii.html

- «Conversas inúteis com criacionistas» (agora «Conversas inúteis com criacionistas: genética, evolução e informação») (http://allthatmattersmaddy32b.blogspot.com/2013/11/conversas-inuteis-com-criacionistas.html)  


- «Evolucionismo teísta: a adaptação do cristianismo à ciência moderna (Adenda)» (http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2013/07/evolucionismo-teista-adaptacao-do_3.html)


P.S.: É possível que o encerramento do blog seja temporário, mas não prometo nada. 

Publicado: Sábado, 21 de Dezembro de 2013  


2 comentários:

  1. Não vale a pena perder-se tempo com este tema: Adaptação do criacionismo à Ciência Moderna.
    Um dos lemas dos padres católicos é a adaptação da Igreja Católica (tenho de referir católica porque é a que conheço melhor embora sejam todas primas umas das outras) e até havia um lema na Acção Católica (depois falarei sobre este ramo da Igreja que é a Acção Católica) e esse lema era: adaptar adaptar adaptar.
    Ao longo dos séculos a Igreja foi chamando a si todas as tradições e transformou-as a seu belo prazer. Tinha tempo, tinha dinheiro, tinha poder e aproveitou 1.000 anos de feudalismo para contar e adaptar e reescrever todas as fantasias a seu belo prazer e em tanto tempo inculcou na consciência colectiva dos povos o medo e a última grande habilidade da igreja já na Idade Moderna foi ter criado o Pecado Original no Concílio de Trento em 1550 mas já era tarde demais porque alemães e ingleses já tinha abandonado a Igreja Católica e só ficaram os desgraçados dos portugueses, dos espanhóis a defender a Igreja. Os franceses um pouco e os italianos mas os mais sacrificados foram os povos da Península Ibérica que pagaram com a pobreza e a morte os desvio à "Fé Católica"....

    ResponderEliminar
  2. Tenho de actualizar os meus conhecimentos. RNA é ADN e foi o que faltou a Darwin. Se Darwin tivesse de posse dessa do conhecimento do ADN muitas dúvidas tinham ficado esclarecidas.
    A conversa desse criacionista não conduz a nada porque dizem que é assim por birra tal como as crianças e em vez de serem eles a apresentar provas exigem dos evolucionistas que o façam.
    Li que na América nalguns estabelecimentos de ensino que é proibido ensinar de acordo com a teoria da evolução. Perante isto nada a fazer senão informar, esclarecer. Temos de ser pacientes.
    Os factos geológicos do nosso tempo deixam os criacionistas estupefactos mas irredutíveis como por exemplo o aparecimento de uma nova ilha como é o caso ocorrido em Setembro por força do sismo que abalou a região sudoeste do Paquistão que fez aparecer uma nova ilha no mar Arábico, a várias centenas de quilómetros do epicentro do terramoto.
    A isso chamam “criação” ou “evolução”? Darwin foi encontrar crustáceos na América do Sul a 3.000 metros de altitude prova de que aquela região já tinha estado submersa antes de uma hecatombe ter atirado com aqueles relevos 3 quilómetros acima do nível do mar.

    ResponderEliminar