sábado, 3 de janeiro de 2015

Ciência vs religião: A pergunta certa

Do "Darwinismo" chega-nos mais uma pérola rara sobre a origem das leis da física (regularidades observadas na natureza). Segundo o Mats, elas vêem do deus dele (o deus da Bíblia):

«Claro que para o Cristão, a origem das leis da natureza e a sua fiabilidade não são mistério algum. As leis são como são porque o universo é o efeito do Poder Criativo do Deus da Bíblia.»

O problema com este tipo de abordagem é que em ciência não devemos apenas procurar respostas, mas procurá-las da maneira certa e isso passa por admitir que não sabemos algo e fazer a pergunta certa, sem nos deixarmos influenciar demasiado pela intuição ou pelo que parece óbvio com uma análise menos que superficial. É por coisas como a que o Mats escreveu que eu acho que o cristianismo atrapalha o caminho para o conhecimento (através da ciência), pois ele está a fazer exactamente o oposto do que devia se quer chegar perto da realidade. E isto é verdade para o pensamento religioso em geral. 

*Nota: ver: https://darwinismo.wordpress.com/2015/01/03/paul-davies-e-a-misteriosa-origem-das-leis-da-ciencia/

P.S. Eu deixei um comentário no "Darwnismo" a identificar este mesmo problema, no entanto, este não passou pelo crivo da moderação. Parece que o Mats não quer parecer pior do que já parece com os disparates que diz (neste caso, que escreve). Mas  aquilo que eu referi devia ser óbvio para quem perceba o mínimo de como a ciência enquanto método para obter conhecimento funciona.   

Sem comentários:

Enviar um comentário