domingo, 29 de junho de 2014

De volta (não sei por quanto tempo): Compatibilidade entre a teoria da evolução e deus - Não faz sentido.

Não, não um "deus" impessoal, ou um deus que apenas cria e observa o universo - deísmo (ou próximo disso), mas o deus cristão, que tinha a intenção de criar o ser humano à sua imagem  e semelhança (por muito vago que isso seja - inteligente? bonito?), é omnisciente - sabe tudo, e omnipotente - pode tudo e é benevolente, ou pelo menos justo. Dizem que sim, que deus já sabia o resultado do processo evolutivo: nós. Ou que interveio ao longo do processo (através de mutações aparentemente aleatórias), não podendo ser detectado (o que remete essa possibilidade à irrelevância). Mas, e o processo em si? Contingência, desperdício, morte (incluindo de espécies que podem já ser consideradas "humanas" - género Homo, incluindo Homo sapiens), sofrimento.  E o que nos diz desse hipotético deus? Primeiro, não é benevolente - nem sequer justo. Não se rala com o sofrimento da sua criação (não se rala com o que criou "à sua imagem e semelhança"?). Pode até ser sádico. Lembrando que é omnisciente e omnipotente - podia ter feito como quisesse, sabendo se ia resultar, essas são hipóteses plausíveis. De qualquer maneira, transformar água em vinho e fazer um corpo morto há três dias ressuscitar já aponta para que os poderes de deus sejam suficientes para que não precise do processo evolutivo e do sofrimento que isso traz – podia criar de outra forma, indolor ou quase e em que o homem não tivesse que passar por etapas em que era menos apto, menos inteligente, como em Génesis. Agora, pergunto-me: seria esse deus o tipo de deus que enviaria o próprio filho (que já agora, também é ele mesmo) para morrer para poder perdoar os nossos pecados (que já agora ele devia ter previsto)? Não me parece. Esse seria mais do tipo: "quantos mais no inferno, melhor". É claro que há algumas coisas na Bíblia que podem caracterizar esse deus de "mau", "sádico" - os massacres de Sodoma e Gomorra, por exemplo. Ainda assim, pode-se dizer (e é o os crentes normalmente fazem em defesa do seu deus) que eles eram criminosos e mereciam o castigo - deus estava a ser justo, até bondoso, levando as crianças para para o limbo onde podem ser salvas (1). Mas este deus também não é justo (quanto mais bondoso). Que mal fez o desgraçado que não tinha a mutação "X" no sítio "Y", que permitiu a outros sobreviver, sem sofrimento, e reproduzir-se, mas não a ele? Nada. Nem sequer procurou arranjar uma desculpa. E, finalmente, um deus que quer tanto ser venerado, escondeu-se tão bem. Não, não há compatibilidade com o deus cristão. Nem sequer com o do velho testamento, e mesmo não interpretando Génesis à letra. Com outro deus qualquer que se invente, talvez. Mas não com este. Isso é das poucas coisas em que estou de acordo com os criacionistas (2).

Actualização (6/7/2014): 

Certo biólogo cristão (e talvez não apenas ele) chegou a afirmar que a teoria da evolução ajudou a afastar a ideia deísta de um "legislador" distante, aproximando mais a teologia da noção de teísmo (cristão), com um deus que sustém o processo evolutivo, tornando-se interveniente. Para ele (e todos os que partilham da mesma linha de pensamento), sem deus não havia processo evolutivo e este é consistente com um deus teísta. Apoia-se na ideia (errada) de que a evolução é de algum modo "limitada", não no mesmo sentido que Michael Behe e outros criacionistas do D.I. propuseram, mas no sentido de que se se repetisse, daria no mesmo - para afirmar isto, apoiou-se nos fenómenos de evolução convergente (anatómica) (3). Um dos problemas com isso, é que evolução convergente só demonstra que os organismos têm que se adaptar e, por vezes, a anatomia sai semelhante (e, muito mais raramente, resultam semelhanças moleculares). Muitas vezes, nem convergência há (inteligência humana e penas, por exemplo). Outra coisa que não encaixa nessa forma de pensar, é o big bang, que foi um fenómeno quântico que, se fosse repetido, nunca daria o sol e a Terra outra vez. Talvez outros planetas com vida, mas nada garante que fossem iguais a nós (à imagem e semelhança de deus?). Concluindo, não há evidências de que haja um deus por detrás da evolução, ou seja daquilo que for, nem sequer de que a evolução é "limitada" na sua direcção, além de todos os outros problemas referidos anteriormente. Os teólogos e outros evolucionistas teístas bem arranjam subterfúgios e alegam coisas completamente disparatadas, como neste caso em que se distorceu a ciência para ser "consistente" com as crenças religiosas de alguém. Se querem ter alguma credibilidade, podem, como diz o Prof. Jerry Coyne (4), começar por indicar o que seria diferente na evolução das espécies se deus não existisse (fico à espera).   

Nota (7/7/2014): Deus salvou uma família de Sodoma, que considerou "justa", mas o pai ofereceu as filhas aos homens que queriam violar os anjos enviados por deus (em troca destes). Uma explicação seria que o homem não chegou a cometer nenhum crime, isto é, não chegou a ser cúmplice da violação, pois isso não se concretizou, ou que o homem demonstrou pôr deus acima da família e por isso foi poupado (sobrepondo-se o desejo de ser venerado e amado acima de tudo o resto). Podia-se, então argumentar a favor de um deus benevolente, mas capaz de actos injustos.             

Referências:

1. «A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

QUE MORREM SEM BATISMO» - COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL
(disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_con_cfaith_doc_20070419_un-baptised-infants_po.html)

2. God's Omniscience, Henry Morris III (disponível em: http://www.icr.org/article/gods-omniscience/)  

3. «How Are Christianity and Evolution Compatible?», Denis Alexander, 2/6/2014 (disponível em: https://www.bigquestionsonline.com/content/how-are-christianity-and-evolution-compatible) (Via Why Evolution is True

4. «A Christian scientist tells us why evolution and religion are compatible, but gets it all wrong» (Why Evolution is True), Jerry A. Coyne, 6/7/2014 (disponível em: https://whyevolutionistrue.wordpress.com/2014/07/06/a-christian-scientist-tells-us-why-evolution-and-religion-are-compatible-but-gets-it-all-wrong/) 

         

1 comentário:

  1. Estou com você nisso: a evolução exclui Deus e Deus exclui a evolução.

    ResponderEliminar