domingo, 29 de junho de 2014

Porque não acredito em deus (parte 2): Evidências que me podem converter

Nos meus dois textos anteriores sobre porque não acredito em deus (ainda no outro blog), abordei as origens da minha descrença, sendo que o mais importante se resume a uma coisa: falta de evidências. Desta vez vou abordar evidências que eu aceitaria se aparecessem - mas que nunca foram confirmadas. Uma estátua (de Jesus ou Maria, por exemplo) que protegesse de raios ou tempestades e cura através de orações e rituais religiosos, sem medicamentos ("faith healing") são apenas duas. Em relação à primeira, basta observar que não funciona e, quanto à segunda, também não. Estão fartas de morrer crianças e até adultos nos estados unidos à conta disso (até já relatei aqui um caso) (1). 
Evidências da criação também tornariam a existência de deus mais plausível, como radiação das espécies a partir da Arca de Noé ou Éden (nem encontraram um nem outro sequer, que eu saiba). Mas ainda se podia dizer que isso não provava a criação inteligente por si só, pelo que esperaria ainda algo que representasse um desvio do que se pode esperar de processos naturais (por exemplo, algo como milho híbrido, com muitas plantações, e bananas comestíveis, que já nem se reproduzem sozinhas). Nem estas, nem outras evidências me chegaram a ser apresentadas. Certos cristãos (incluindo criacionistas) têm proposto “evidências contra o ateísmo”, que não são mais do que tentativas (falhadas) para demonstrar que deus existe, ou que é pelo menos plausível. Até agora, nada de impressionante, apenas mais das mesmas tretas recicladas, que eu tenho desmentido nos meus blogs, mas que os crentes continuam a utilizar e reutilizar ad nauseam (2).      
Algumas observações finais: é de notar que as primeiras quatro possíveis evidências são relativas a deuses específicos (nomeadamente o deus cristão), mas a quinta serve para qualquer deus de qualquer teísta. É até mesmo possível (embora menos provável, pois não interfere desde o início da criação) que um deus como o dos deístas deixe a sua marca, no universo. Até agora, nada de suspeito que não tenha já uma explicação natural possível, ou pelo menos indícios de que é uma ocorrência cem por cento natural. 
Continuo ateia (isto é, a não acreditar em deus). Razões para não acreditar? Pura e simples falta de evidências. Até ter notícias, continua tudo na mesma.             

Referências: 

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Faith_healing#Negative_impact_on_public_health  
  2. http://darwinismo.wordpress.com/2014/05/24/cinco-evidencias-contra-o-ateismo/ (Ver os meus comentários)            


3 comentários:

  1. "Sem FÉ é impossível agradar a Deus, porque importa que aquele que o busque creia que Ele existe e é recompensador daqueles que O buscam." (Hebreus 11:6)

    Isso não é evidência nenhuma, e nem é meu objetivo. O método de Deus é salvar por fé. É difícil de te explicar isso, porque a fé cristã não prega salvação pela razão. A gente pode argumentar sobre a existência de Deus ad infinitum, mas a fé em Deus, segundo Efésios 2, é um presente dado por ele.

    Eu entendo isso porque foi o que aconteceu comigo, muito parecido com a conversão de um outro ateu famoso: C.S. Lewis. "Entrei no ônibus ateu, e quando desci, era cristão."

    ResponderEliminar
  2. «...e é recompensador daqueles que O buscam.» E como é que se busca uma coisa sem procurar evidências. Fé, claro, mas alguns indícios já ajudavam a tornar a ideia mais plausível.
    « É difícil de te explicar isso, porque a fé cristã não prega salvação pela razão.» Pois não. Mas até os crentes precisam de se agarrar a algum tipo de argumento que, pelo menos, lhes pareça racional (o William Lane Craig é o exemplo perfeito, o Michael Behe também).
    «... muito parecido com a conversão de um outro ateu famoso: C.S. Lewis. "Entrei no ônibus ateu, e quando desci, era cristão."» Vc já foi ateu? Quando, durante quanto tempo?

    ResponderEliminar
  3. A da criação inteligente, até que não era má. É preciso fé para crer que é o deus da Bíblia, mas haveriam alguns indícios de um poder superior que interveio na natureza. As da arca e do Éden, também seria uma boa pista, que tornaria a ideia de deus mais plausível

    ResponderEliminar